Localize-nos      Missão/Visão/Valores      Iniciativas      Eventos

 
 

 


 
Freguesia de Alcochete
 

RESULTADOS ELEITORAIS


 

 
É um notável templo gótico-manuelino, dedicado a São João Baptista e classificado como monumento nacional desde 16 de Junho de 1910 (por decreto).

Da fachada há a destacar a rosácea, o portal e a torre manuelina.

Do interior são particularmente importantes os interessantes painéis de azulejos setecentistas. Numa dependência da igreja podem ver-se duas pinturas da primeira metade do século XVI, vindas da Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Matos, situada no Samouco.

Dedicada a São João Baptista, a Igreja Matriz de Alcochete é o edifício religioso mais importante do concelho de Alcochete, situa-se no Largo de São João, em pleno Núcleo Antigo da Vila de Alcochete.

Apresenta uma planta cruciforme, de três naves, sendo a central a mais elevada, separadas longitudinalmente por arcos. Nos capitéis oitavados das colunas predominam motivos vegetais.

Toda a arquitectura apresenta um estilo claramente gótico, remontando a sua possível fundação ao reinado de D. Fernando, no século XV. Contudo, são visíveis algumas modificações que se realizaram ao longo do tempo.

Exemplo disso foi a construção das antigas capelas de Pêro Lourenço e de Maria Lopes, dos Mascarenhas, nos quais já foi adoptado um estilo manuelino. O próprio altar-mor sofreu obras de fundo em 1678.

Mais recentemente, na última década de quarenta, as intervenções de conservação e restauro da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais deram origem a alterações de vulto na configuração da igreja.

No seu interior é possível apreciar alguma pintura e escultura, vários retábulos, com especial destaque para o retábulo seiscentista do altar-mor e, também como já citámos, uma colecção de azulejaria do século XVIII.

Referimos, como exemplo, o conjunto azulejar nas paredes laterais da capela-mor, representando o nascimento de São João Baptista e o baptismo de Cristo, que ilustram bem parte do espólio patente na Igreja Matriz.

 
     
   

 
 

Junta de Freguesia de Alcochete - 2009 - Todos os direitos reservados - desenvolvido por ACGS