Localize-nos      Missão/Visão/Valores      Iniciativas      Eventos

 
 

 


   
Freguesia de Alcochete

 

 

RESULTADOS ELEITORAIS

   

 


ELEIÇÃO PARA O PARLAMENTO EUROPEU - 2009 

APURAMENTO NA FREGUESIA DE ALCOCHETE

 

Resultados


[ Voltar ]

Estatísticas

[ Voltar ]

Secções de Voto

  O Parlamento
Europeu
 
 


O Parlamento Europeu (PE) é directamente eleito pelos cidadãos da União Europeia para representar os seus interesses. As suas origens remontam aos anos cinquenta e aos Tratados constitutivos e, desde 1979, os seus deputados são eleitos directamente pelos cidadãos que representam.

As eleições realizam-se de cinco em cinco anos e todos os cidadãos da UE têm direito a votar, bem como a apresentar‑se na qualidade de candidatos, seja onde for que vivam na UE. O Parlamento exprime, portanto, a vontade democrática dos perto de 500 milhões de cidadãos da União e representa os seus interesses nas discussões com as outras instituições da UE. As últimas eleições tiveram lugar em Junho de 2004. O actual Parlamento conta com 785 deputados dos 27 países da União Europeia. Quase um terço dos deputados são mulheres. Em princípio, a partir da próxima legislatura (2009-2014), o número de deputados do Parlamento Europeu não excederá os 736. Dado que a Bulgária e a Roménia aderiram à União durante a legislatura 2004-2009, o actual número máximo de 732 lugares no Parlamento Europeu foi temporariamente excedido
Os deputados do Parlamento Europeus não estão organizados em blocos nacionais, mas sim em sete grupos políticos europeus, que representam todas as perspectivas acerca da integração europeia, da mais federalista à mais abertamente eurocéptica.

[saiba mais]

 
  Links relacionados

Europa

PE - Gabinete Português

Parlamento Europeu

Conselho Europeu

Comissão Europeia

 
 

 

 

 

 
 

Junta de Freguesia de Alcochete - 2009 - Todos os direitos reservados - desenvolvido por ACGS